VERIFICADOR DE ASSINATURAS

Código do verificador:
  
Digite a palavra da imagem:
  

Instruções para a verificação:

Para comprovar a validade do conteúdo ipsis litteris, em caso de estar de posse de documento impresso, é necessário abrir o arquivo original para visualizar e comparar.

Somente o formato P7S garante a assinatura, sua integridade e o tempo exato (proveniente do Observatório Nacional) em que o ato ocorreu, qualquer outra data apresentada é proveniente da hora do servidor (hora de Porto Velho) ou a hora da máquina do cliente. A validade jurídica dos arquivos está vinculada somente ao P7S assinado e com carimbo de tempo. Qualquer outro formato disponibilizado não dispõe desta garantia e serve somente para facilitar o acesso ao arquivo original. Em caso de necessidade de auditoria para atestar a data e hora da assinatura é garantido e válido somente o que constar no carimbo de tempo, com este sobrepondo-se a quaisquer outro horário divergente. Tal divergência pode ocorrer pois o processo de assinatura é dividido em vários passos, cada qual podendo demandar um tempo variável. Durante o processamento destes passos utilizamos mais de uma tomada de tempo (ex.: uma para o verificador do PDF, outra para a publicação do P7S) para refletir o momento de cada execução em questão. Por este motivo, qualquer data ou hora que não a do carimbo de tempo é meramente informativa.

O arquivo no formato P7S é um formato que pode ser lido por meio de um programa visualizador (não é possível abri-lo sem este), o qual, utilizando-se de padrões criptográficos (PKCS#7), separa o arquivo original da assinatura digital e faz a validação desta. Também é possível obter o arquivo original. Sendo este de qualquer formato, pode haver dependência de um leitor apropriado em alguns casos.

São utilizados certificados fornecidos pela conveniada Caixa Econômica (que integra a hierarquia do ICP-Brasil) aderentes ao AC-JUS e um certificado auto-assinado pelo próprio TRT14 para atender a integridade das assinaturas mediante cadastro de usuário (Lei 11.419/06). Caso você não tenha instalada em seu computador a cadeia de certificação siga o roteiro.

A cadeia de assinaturas (co-signatários) indica a ligação de várias assinaturas em um mesmo arquivo. Somente o último arquivo terá de fato todas as assinaturas. Esta cadeia também deve ser validada a partir do P7S.

Programas auxiliares disponíveis para download
Leitores de PDF
Adode Reader
 
site
Foxit
 
site
 
Leitores de P7S
Visualizador Certsign
 
site
Bry Signer
 
site

                     

Secretaria de Tecnologia da Informação - 2011-2012
(69) 3211 6506/3211 6503